domingo, 16 de março de 2014

Na chapa dos sonhos de Agripino, filho Felipe Maia tem reeleição certa

Felipe Maia reeleito é o sonho de Agripino: Rosalba, neste caso, tende a sobrar

Não é à toa que o senador José Agripino quer ver o seu Democratas aliado ao PMDB, PR e Pros na chapa proporcional de deputado federal, inclusive rifando a governadora Rosalba Ciarlini (DEM). O grande problema é que sozinho, o DEM não tem condições de reeleger o seu filho, o deputado federal Felipe Maia (DEM).

A engenharia é fácil de entender: a chapa PMDB/PR/Pros/DEM sairia de cara com o potencial de eleger quatro deputados federais. Dos atuais pré-candidatos, Felipe tem chance de ser pelo menos o segundo mais votado, caso o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB) seja candidato ao Governo. Sendo candidato à reeleição, Henrique tenderia a ser o primeiro, com João Maia (PR), em segundo, e Felipe praticamente certo em terceiro.

Aliás, com Henrique fora, essa chapa sai com quatro favoritos: João Maia, Felipe Maia, Rafael Motta (Pros) e Fafá Rosado (PMDB). Existe ainda a possibilidade do PSB se unir a esse projeto político. Assim acontecendo, cinco cadeiras seriam praticamente certas. E Felipe permaneceria entre os favoritos.

Está aí a explicação prática e clara quanto ao futuro político do Democratas. Se ficar com Rosalba, o partido corre o risco de perder o único deputado federal que tem e ainda eleger apenas um dos três deputados estaduais que tem atualmente.


Nenhum comentário: