domingo, 23 de março de 2014

Lista "fajuta" do Fantástico põe Natal entre as doze cidades mais violentas do mundo

A lista explorada pelo Fantástico, que leva em conta as cidades mais violentas do mundo põe Natal entre as doze mais perigosas de se viver. A conta é de uma entidade mexicana, que apontou a cidade de San Pedro Sulla, em Honduras, como a mais violenta do mundo. A conta é simples: divide-se o número de homicídios por cada 100 mil habitantes.

O blog considera a lista "fajuta" porque os números com relação a Natal são inverossímeis: na foto que publicamos acima, fica claro que na capital teriam ocorrido 838 homicídios em 2013. Isso não existe. Não sei de onde tiraram isso, mas em Natal não tivemos nem a metade disso.

Além do mais, a capital aparece com 1,4 milhão de habitantes, o que é outro absurdo. Basta uma consulta rápida no site do IBGE para descobrir que Natal não chegou nem aos 900 mil habitantes ainda. Imagine 1,4 milhão.

A tal pesquisa também mostra João Pessoa dentre as dez cidades mais violentas do mundo. Não foi isso que vi em 2012, quando fiz curso e passei uma semana na capital. Lá, as pessoas vão à praia à noite, divertem-se e ficam até altas horas na rua, em clima bastante diferente de outras capitais, onde existe uma preocupação permanente, principalmente depois das 22h.

Faltou um pouco mais de pesquisa para o Show da Vida. Será que os números foram pelo menos checados? Acreditamos que sim, afinal a Globo é a Globo. Embora não seja infalível.


Nenhum comentário: