segunda-feira, 17 de março de 2014

Câmara comemora e homenageia no aniversário de Mossoró

A Câmara Municipal de Mossoró realizou, na tarde desta segunda (17), Sessão Solene em comemoração aos 162 anos de emancipação política do município de Mossoró. A cerimônia, ocorrida no Teatro Municipal Dix-Huit Rosado, também serviu para a prestação de homenagens a pessoas que contribuíram de forma relevante com a cidade de Mossoró. A Sessão contou com a participação da população da cidade e de diversas autoridades, como o próprio prefeito, Francisco José Jr., a deputada estadual Larissa Rosado - representando a Assembleia Legislativa -, a deputada federal Fátima Bezerra, o reitor da UERN, professor Pedro Fernandes de Melo Neto, além de representantes de diversas instituições importantes da cidade, como o IFRN, SESI e OAB, entre outros.

O presidente da Câmara, vereador Alex Moacir, apontou que a Sessão serviu para celebrar a correção de um erro histórico na cidade, cujo aniversário era comemorado em 09 de novembro. A partir de projeto de Lei proposto pelo vereador Genivan Vale, foi institucionalizada a data de 15 de março como dia da emancipação política de Mossoró. A mudança atende ao pleito de historiadores e pesquisadores do RN, que apontam a nova data como aquela em que verdadeiramente ocorreu a emancipação mossoroense.

"Quem está aqui realmente reconhece a importância desta data para nossa cidade", afirmou o presidente da Câmara. A posição do presidente da Câmara encontrou respaldo no entendimento do prefeito de Mossoró, Francisco José Júnior (PSD), que exaltou a "importância de acertar os pontos e vírgulas de nossa própria história", segundo disse, manifestando também sua satisfação de ocupar à prefeitura municipal justamente em um período em que pôde sancionar a lei que "corrige o que os historiadores e pesquisadores do RN sempre apontaram como um erro histórico", afirmou Francisco José Jr. O prefeito qualificou como histórica a Sessão que, pela primeira vez, comemorou o aniversário de Mossoró na data historicamente correta.

O vereador Genivan Vale falou em nome de todos os vereadores da Câmara mossoroense, destacando a importância dos historiadores no desenvolvimento do projeto de Lei que corrigiu a data de aniversário da cidade. "Fica aqui o nosso agradecimento aos senhores historiadores, aos colegas vereadores e ao prefeito que sancionou a lei", disse o edil em seu discurso, nominando todos os historiadores que ofereceram suporte a correção da história de Mossoró.

Dentre tais estudiosos, esteve o professor Rubens Coelho, que discursou na Sessão. O historiador ressaltou a importância da correção histórica, lembrando que os alunos da educação municipal recebiam a informação equivocada de seus professores. E, para aqueles que julguem sem importância a revisão de uma data, o historiador afirmou: "um povo sem história é um povo sem alma". Além de discursar na Sessão, Rubens Coelho também foi homenageado com a medalha do mérito jornalístico, por sua atuação de mais de cinquenta anos na área. A Sessão contou com mais 33 homenagens envolvendo pessoas de destacado trabalho em favor da Mossoró. O presidente da Câmara ressaltou que ele mesmo já recebeu um título de cidadão mossoroense, sentindo-se bastante orgulhoso na ocasião e ainda mais hoje por presidir a Casa. Para Larissa Rosado, "todos os homenageados contribuíram e contribuem com seu trabalho, com seu carinho e seu amor pela cidade", disse a deputada.


Nenhum comentário: