quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Deputado Gustavo Fernandes articula projeto 'Rastreamento do Câncer de Mama'

Com o objetivo de avançar no trabalho preventivo da Saúde da Mulher, o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) começou a articular em Brasília a implantação do projeto “Rastreamento do Câncer de Mama” no Rio Grande do Norte. O projeto foi implantado pelo proprietário do Natal Hospital Center, Delfin Gonzalez, na Bahia.

Na companhia de Gonzalez, o deputado se reuniu com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na semana passada, ocasião em que apresentou o projeto e pediu o apoio do Governo Federal para viabilizar a implantação da iniciativa no Rio Grande do Norte, começando pela Região Oeste. O projeto consiste em equipar unidades móveis para oferecer exames preventivos de câncer de mama e outros serviços.

“Esse projeto foi pioneiro na Bahia e vem ajudando milhares de mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. Muitas vezes, as pessoas deixam de se prevenir por falta de oportunidade ou de informação. Mas, com a unidade móvel visitando os municípios, a prevenção chegará à porta das mulheres potiguares, principalmente as mais carentes. O projeto é importante e vou batalhar para trazer ao nosso Estado”, declarou Gustavo Fernandes.

O projeto que foi criado em 2010. Possui cinco unidades móveis que percorrem regiões da Bahia. Pelo menos 117 municípios já receberam a ação, onde foram efetuadas cerca de 99 mil mamografias. Além do diagnóstico do câncer de mama, a unidade móvel oferece também exames de ultrassonografia, punção e consulta com especialista, além de encaminhar a paciente diagnosticada com o câncer para tratamento. “O que já é realidade na Bahia pode ajudar muita gente no nosso Estado”, finalizou o deputado.


Nenhum comentário: