quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Prefeita alerta homens sobre câncer de próstata

Durante o “Outubro Rosa” a Prefeitura de Mossoró programou horário especial para que as mulheres tivessem oportunidade para cuidar da saúde. Para a campanha do “Novembro Azul” a dinâmica realizada pelo município, através da Secretaria Municipal da Saúde, é diferente.

As equipes da Saúde estão percorrendo os canteiros de obras da cidade para incentivar o homem a se preocupar e realizar exames preventivos. Com esse objetivo, a prefeita Cláudia Regina, acompanhada da secretária da Saúde, Jaqueline Amaral, fez visita a canteiros de obras nesta quarta-feira, 13. Para Cláudia Regina é importante ir até os locais onde se encontram os homens, já que eles não procuram as unidades do município para cuidar da saúde.

“No Outubro Rosa nós determinamos que as Unidades Básicas de Saúde promovessem horários especiais para atender as mulheres. Para o Novembro Azul, estamos indo ao encontro dos homens, olhar no olho e orientar sobre os riscos das doenças que atingem o sexo masculino. Se eles não estão indo as nossas unidades, nós estamos indo até eles. Precisamos ir pessoalmente para quebrar paradigmas e preconceitos e dizer que é importante que eles se previnam ou tenham um diagnóstico precoce. Sabemos que o câncer de próstata está matando e as brincadeirinhas e piadas não contribuem na prevenção da doença”, disse a prefeita Cláudia Regina.

Além da visita, a Secretaria da Saúde leva ao canteiro de obras funcionários da área e equipamentos para realizar exames. São estruturas a disposição dos homens, como destaca a titular da pasta.

“Orientamos e convocamos os homens a cuidarem da própria saúde e garantimos a realização dos exames, principalmente o de sangue, disponibilizando servidores e equipamentos no local de trabalho desses homens. Sabemos que em muitos casos os pais de família não tem tempo para cuidar da saúde e por isso estamos indo até eles. E precisamos da sensibilidade das mulheres para incentivarem os maridos, namorados e filhos para que eles cuidem mais da saúde”, destacou.

                                       


Nenhum comentário: