quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cláudia entrega Base Integrada Cidadã do Santo Antônio, projeto do vereador Francisco Carlos

Vereador Francisco Carlos, governadora Rosalba Ciarlini, prefeita Cláudia Regina e deputado Dr. Leonardo descerrando a placa de inauguração da Base Integrada Cidadã

A prefeita Cláudia Regina entregou na manhã desta quinta-feira, a primeira Base Integrada Cidadã (BIC), centro de apoio que faz parte do Projeto Municipal de Apoio a Prevenção e Combate à Violência. A primeira base está funcionando no prédio que abrigava o Posto de Polícia Comunitária da Estrada da Raiz, no bairro Santo Antônio. A governadora Rosalba Ciarlini acompanhou a entrega da primeira unidade. Também esteve presente o vereador Francisco Carlos (PV), autor da proposta, através de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Mossoró.

O Plano Municipal de Apoio a Prevenção e Combate da Violência foi lançado no último dia 16 de agosto, durante solenidade na Estação das Artes Eliseu Ventania e terá na base um suporte operacional, e ponto de referência para o programa na região, com previsão de atender a uma população média de 44 mil pessoas.

O bairro Santo Antônio foi escolhido para sediar a primeira base devido aos indicadores de violência e de atuação do tráfico de drogas na região. Na base, irá funcionar um sistema de monitoramento por câmeras eletrônicas integradas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).

Pelos planos do projeto, a violência na área deve cair consideravelmente. A meta da Secretaria Estadual de Segurança Pública é reduzir em seis meses os índices de criminalidade no Santo Antonio, bairro que concentra 40% dos homicídios e 60% do tráfico de drogas na cidade. "Esse é um projeto piloto que pode se expandir para outros bairros, municípios do RN e até outros estados", exalta o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Aldair da Rocha, adiantando que outros prefeitos já demonstraram interesse pelo projeto.

As ações são resultantes de uma parceria da Prefeitura de Mossoró com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública. O titular da Pasta, Aldair da Rocha, explica que a parceria deverá se estender a outros municípios.

No total, o município investirá R$ 354.860,00 mil nesse projeto de segurança cidadã. Os recursos serão aplicados no pagamento das diárias operacionais do efetivo, recuperação do posto policial, manutenção de viaturas, alimentação dos policiais e custeio da Base Integrada Cidadã (BIC). O Governo do Estado disponibilizará o efetivo policial e a estrutura de viaturas e sistema de monitoramento por câmeras.

A prefeita Cláudia Regina ponderou que esse é um importante momento para a vida dos moradores do bairro Santo Antônio e garantiu ainda que essa é apenas uma ação dentro do Programa contínuo de investimento para a segurança.

A Governadora Rosalba Ciarlini esteve presente na solenidade e ressaltou a importância de incluir a Segurança juntamente com outras áreas para conseguir diminuir os indicadores da violência.

“Os indicadores de violência nos assusta em nível de Brasil, porque em todas as partes do nosso país estamos sofrendo com o mal das drogas. Mas hoje estamos começando um novo capítulo e espero contar com o apoio dos demais prefeitos para, juntos, vencermos essa guerra”, saudou a governadora.


Nenhum comentário: