segunda-feira, 29 de julho de 2013

Prefeitura instala Centros de Tratamento contra Sífilis


No mês de abril, a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), por meio do Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais, deu início ao processo de implantação dos Centros de Referência na Administração da Penicilina em 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), para tratamento preconizado de doenças como a sífilis, febre reumática, entre outras enfermidades.

Atualmente, o tratamento da sífilis é realizado apenas pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com Elisangela Gurgel, Coordenadora do Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais, a descentralização do serviço, além de desafogar as UPAs, facilitará e ampliará o acesso da população a tratamento. “Com essa iniciativa da prefeitura de Mossoró ganha o profissional da saúde, ganha as UPAs, e principalmente os usuários do sistema de saúde do município que a partir de agora pode contar com outros pontos para tratamento da sífilis. Na outra ponta os servidores da saúde e as UPAs deixam de realizar exclusivamente esse serviço viabilizando um melhor atendimento a quem procura as duas UPAs da cidade em busca de outros atendimentos”, disse

Para a implantação das Unidades de Referência, o Programa Municipal de DST/AIDS e Hepatites Virais de Mossoró capacitou 80 profissionais em 2012 e adquiriu cerca de R$ 100.000,00 para tornar possível o tratamento da doença nas UBSs da cidade. Neste mês de julho está sendo concluída a etapa de instalação dos equipamentos nas UBSs. Em agosto, está prevista um novo treinamento para os profissionais médicos e enfermeiros das 20 unidades aptas para o tratamento. Além das UBSs da zona urbana, as unidades da zona rural também serão beneficiadas. O usuário que necessitar do tratamento pode procurar a unidade mais próxima de sua residência:

01. UBS Paulo Jansem Dantas - Maisa
02. UBS Vereador Durval Costa - Walfredo Gurgel
03. UBS Lucas Benjamim - Abolição III
04. UBS Isabel Bezerra de Araujo - Jucurí
05. UBS Vereador Lahyre Rosado - Sumaré
06. UBS Dr. Cid Salém Duarte - Abolição IV
07. UBS Dr. Joaquim Saldanha - Estrada da Raiz
08. UBS Penitenciária Agrícola Mário Negócio - Riacho Grande
09. UBS Antonio Soares Costa - Bom Jesus
10. UBS Dr. Sueldo Câmara - Quixabeirinha
11. UBS Chico Porto - Ouro Negro
12. UBS Dr. Ildone Cavalcante de Freitas - Barrocas
13. UBS Sinharinha Borges - Barrocas
14. UBS Dr. Agnaldo Pereira - Conj. Vingt Rosado
15. UBS Francisco Marques da Silva - Alameda dos Cajueiros
16. UBS Dr. José Fernandes de Melo - Lagoa do Mato
17. UBS Marcos Raimundo Costa - Belo Horizonte
18. UBS Francisco Pereira de Azevedo - Liberdade I
19. UBS Bernadete Bezerra de Souza Ramos - Liberdade II
20. UBS Dr. Luiz Escolástico Bezerra - Santa Delmira


                                   
                                   
               

Nenhum comentário: