quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Indicação de Poti pode fazer Miguel Weber primeiro suplente na Assembleia



O nome do deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB), que até o início da semana era tido como o novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), está praticamente descartado. É esperada para hoje a definição em torno do nome do deputado estadual Poti Júnior (PMDB) para o cargo, o que, obviamente, obrigaria a ele renunciar o mandato.

Titular
Assim, com a renúncia de Poti, o titular passaria a ser o primeiro suplente Kelps Lima (PR), que está na Assembleia por conta da licença do deputado Nélter, que alegou motivos pessoais. Poti Júnior, em se confirmando o novo conselheiro, assumirá a cadeira deixada pelo também ex-deputado estadual Valério Mesquita. O primeiro suplente da coligação passa a ser o vereador eleito de Natal, Luiz Almir (PV).

Circunstância
Luiz Almir pode assumir a cadeira  de Nélter, caso Poti seja confirmado e tome posse antes do final deste ano. Assim, o vereador natalense não precisaria renunciar à condição de suplente. Só faria isso em 31 de dezembro para que em 1o de janeiro, legalmente, possa assumir o mandato na Câmara Municipal de Natal. Como a licença de Nélter vai até o início de fevereiro, então o terceiro suplente, Dr. Antônio Petronillo (PMDB) seria o próximo a ocupar a vaga.



Curiosidade
Uma curiosidade nessa linha sucessória da coligação PMDB/PV/PR, que em 2010 elegeu nove deputados estaduais é que dois dos cinco primeiros suplentes foram eleitos vereadores em Natal. Portanto, para assumirem a cadeira na Assembleia precisariam renunciar. É o caso do segundo suplente hoje, Luiz Almir, e do quarto Adão Eridan (PR). A sucessão, então, passa a ser Kelps Lima, que é o primeiro e está no exercício do mandato, Dr. Petronillo, que é o terceiro suplente, e depois o quinto suplente, Miguel Weber (PV), marido da ex-prefeita Micarla de Sousa.

Engenharia
Trocando em miúdos, após a possível indicação de Poti para ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e da licença de Nélter Queiroz, teremos a partir de primeiro de janeiro de 2013, Miguel Weber como primeiro suplente da coligação de nove parlamentares. Ou seja: ele pode sim ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário: