quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Encerram-se amanhã matrículas para portadores de deficiência em Mossoró




Termina nesta sexta-feira, 30 de novembro, o período de matrícula na rede municipal de ensino para alunos portadores de deficiência.  Segundo informações obtidas junto a gerência de educação, o período de matrículas para esses alunos foi aberto no último dia 5, em todas as unidades educacionais do município.
A coordenadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Gerência de Educação, Darlly Noronha, explica que a matrícula de alunos portadores de deficiência é feita de forma antecipada, para garantir que esses alunos consigam vagas nas escolas mais perto de suas casas.
 Terminado o período de matrículas para alunos com deficiência, a Gerência de Educação dará início à renovação das matrículas dos estudantes, que acontecerá em dois momentos distintos. Entre os dias 17 e 27 de dezembro, a renovação das matrículas será realizada nas Unidades de Educação Infantil (UEI’s) e anos iniciais do Ensino fundamental (1º ao 5º ano).
Já as matrículas para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão renovadas entre 7 e 11 de janeiro.
Os alunos novatos serão matriculados entre 7 e 15 de janeiro em todas as unidades educacionais da rede municipal de educação. Para efetuar a matrícula desses alunos é preciso apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento, cartão de vacina, histórico escolar, comprovante de residência, comprovante de cadastro no programa bolsa família, declaração expedida pela unidade anterior.
De acordo com o senso escolar 2012, a rede municipal de ensino conta atualmente com 21.431 alunos matriculados, destes cerca de 400 são portadores de deficiência.

Procura por vagas nas escolas já começou
A Escola Municipal Professor Manoel Assis, situada no bairro Doze Anos, que comemora a conquista pelo terceiro ano consecutivo do Prêmio Gestão de Qualidade, conta atualmente com 500 alunos e diz que não tem previsão de aumentar o número de vagas para 2013, por falta de condições físicas para abrigar novos alunos.
Até o momento a escola já registrou a renovação de matrícula de 17 alunos portadores de deficiência e a matrícula de dois novatos também com necessidades especiais.
A vice-diretora, Joana Darc Marciel, afirma que anualmente a procura por vagas na escola é muito grande. “Muitos pais ligam perguntando se a gente pode reservar vagas, mas essa é uma política combatida pela gerência de educação do município, e a gente não faz reservas. Por isso, quando começa o período de matrículas, muitos pais dormem na calçada da escola para garantir a vaga dos filhos. Vemos isso como o reconhecimento da população ao trabalho desenvolvido e aos bons resultados obtidos a cada ano”, frisa.

*Fonte: Jornal De Fato


                 


Nenhum comentário: