domingo, 26 de fevereiro de 2012

Candidatura de Josivan vai parar na UTI e corre o risco de virar viúva porcina



Confirmado o apoio da deputada federal Fátima Bezerra (PT) ao nome da deputada estadual Larissa Rosado (PSB), o cerco vai se fechando contra a candidatura do reitor da Ufersa, Josivan Barbosa (PT). A candidatura própria, que vinha sofrendo fortes derrotas nas últimas horas, entrou na UTI com expectativa de se tornar uma espécie de viúva Porcina da política potiguar: aquela que foi sem nunca ter sido.

Projetos
A justificativa de Fátima Bezerra a Josivan e ao grupo que foi conversar com ela ontem em Natal foi simples e direta: conversou com a deputada federal Sandra Rosado e resolveu ficar com Larissa. Em nenhum momento confirmou aquilo que dez entre dez analistas políticos já sabem: Fátima tenta conseguir o apoio do grupo mossoroense ao seu projeto de ser candidata ao Senado Federal em 2014.

Perigo
O problema de Fátima é o compromisso assumido pelo rosadismo é o mesmo que foi furado em 2010, quando a legenda deixou de lado a candidatura de Hugo Manso (PT) para apoiar o senador Garibaldi Filho (PMDB), que na época deu em troca bases políticas para que Larissa se reelegesse. Trocando em miúdos: o compromisso de hoje pode não valer nada para amanhã. Mais ainda: o PSB, partido da deputada e candidata a prefeito pode ter a candidatura da ex-governadora Wilma de Faria.

Intervenção
Pelo jeito, Fátima está pouco preocupada com isso e a sua declaração de que não iria intervir em caso do diretório votar pela candidatura de Josivan foi apenas um consolo. Como diriam os mais antigos, um bubu para o reitor não chorar. Neste momento, Fátima e todos nós sabemos que o diretório municipal vai votar pela aliança com o PSB.

Alianças
Engraçado nessa história toda do PT é que o partido nunca deu chances a Josivan de se movimentar em torno de alianças para as eleições deste ano. Assim, ele ficou preso apenas à iniciativa própria do PDT de apoiá-lo. Agora, ao ver a legenda brizolista formar aliança com PPS, PCdoB e PRB, fica claro que todos esses partidos poderiam estar no seu palanque.

Oposição
Por outro lado, a aliança é um reforço importante para a disputa proporcional da oposição. Do jeito que está, PDT, PCdoB e PRB garantem pelo menos uma cadeira, podendo avançar para mais uma, no mínimo. Se PR e PTB se integrarem, aí poderemos falar em números bem menos modestos.

Sozinho
O fato é que o PT se isolou e isolou Josivan, especialmente na proposta de não se coligar com ninguém para disputar cadeiras à Câmara Municipal. Está perdendo um nome que poderia alavancar a legenda e mais ainda: corre o risco de não conseguir emplacar a tão sonhada cadeira própria.


Um comentário:

Anônimo disse...

Mossoro tem o melhor canidato a prefeito dos ultimos anos Josivan, o povo ta com vc