terça-feira, 23 de março de 2010

Vacinação contra gripe suína deve imunizar 26.390 pessoas

A Gerência Executiva da Saúde iniciou ontem (22/3), a segunda etapa da campanha de vacinação contra gripe suína (H1N1). Durante duas semanas, até o dia 2 de abril, gestantes, crianças de seis meses a dois anos e doentes crônicos (exceto idosos) receberão as doses da vacina.

Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) já estão abastecidas e a expectativa é que 26.390 pessoas sejam vacinadas nessa etapa da campanha em Mossoró. Todos os postos de vacinação estarão funcionando das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Segundo a Gerente Executiva da Saúde, Jacqueline Amaral, diferentemente da primeira etapa, as doses enviadas para o Município deverão ser suficientes para atender o público-alvo.

Em relação aos doentes crônicos, devem procurar os postos de vacinação pessoas com menos de 60 anos que têm problemas sérios de coração, pulmão, rins, fígado, diabéticos, pacientes em tratamento para aids e câncer ou os chamados grandes obesos. Aqueles que serão vacinados devem levar aos postos um documento de identidade com foto e a carteira de vacinação do adulto, se possuírem.

Os idosos que integram esse grupo devem aguardar. A população com mais de 60 anos terá uma etapa exclusiva, entre os dias 24 de abril e 7 de maio, juntamente com a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra gripe comum. Nesse período, todos os idosos serão imunizados contra a gripe comum, como acontece todos os anos. Se tiverem doenças crônicas, serão vacinados também contra a gripe pandêmica. Assim, o idoso só precisará ir ao local de vacinação uma única vez.

Nenhum comentário: